7 dicas para economizar água na cozinha

Você sabia que consumimos cerca de 117 litros de água durante quinze minutos com a torneira aberta? Agora, imagine quanta água não gastamos ao lavar louça, preparar refeições e realizar outras tarefas na cozinha. É muita água indo pelo ralo!

Com a atual crise hídrica que assombra São Paulo, e começa a se espalhar por outros estados brasileiros, cada gota de água economizada pode fazer uma grande diferença, tanto para o meio ambiente, como para a economia na conta e a melhor qualidade de vida.

Você consegue reduzir muito o consumo de água na cozinha com essas dicas simples:

  • 1 – Deixar a louça de molho. Deixar a louça de molho é uma forma de gastar menos água porque a gordura e sujeira amolecem. Assim, você precisa de menos esforço para esfregar. Além de economizar água, você também economiza os braços.
  • 2 – Utensílios mais fáceis de limpar. Alguns utensílios são bem mais simples de limpar. As colheres de silicones, por exemplo, podem ser limpas sem água, somente utilizando alguns produtos e papel toalha.
  • 3 – Use água de cozimento dos legumes. Se você ainda joga a água do cozimento dos legumes fora, está na hora de mudar de atitude. Além de ser um desperdício deste líquido precioso, é também um desperdício de nutrientes que podem ser repostos se você utilizar essa mesa água para o cozimento do arroz, por exemplo. Como se este motivo não fosse bom o suficiente, você ainda dará muito mais sabor aos pratos.
  • 4 – Use mais a panela de pressão. A panela de pressão precisa de menos água que os métodos de cozimento tradicionais. Alguns pratos com carne não precisam nem de água. Uma dica é forrar a panela com cebola para adicionar mais sabor e eliminar bastante líquido durante o cozimento.
  • 5 – Guarde os alimentos corretamente. Os potes de vidros e outros matérias que podem ir ao micro-ondas são ótimas escolhas para economizar água. Dessa forma, você esquenta cada parte separada e não precisa sujar panelas para esquentar comida. Uma grande economia.
  • 6 – Cozimento à vapor. Já existem muitas opções de panelas que cozinham a vapor no mercado brasileiro. Boa parte delas com preços bem acessíveis. Assim, você pode cozinhar os legumes no vapor do arroz, por exemplo.
  • 7 – Trocar o cozimento pelo forno. Alguns pratos que fazemos cozidos podem ser levados ao forno e evitar muito o uso de água. O frango e os legumes são alguns exemplos. Ao invés de água, basta caprichar no tempero e regar com azeite antes de levar ao forno.

Na hora de tomar conta do meio ambiente, todos nós temos um papel, por menor que ele seja. Portanto, cada ml de água que conseguimos economizar na rotina, seja com o cozimento de alimentos ou com tempo embaixo do chuveiro, será de extrema importância em um futuro próximo.

Por isso, comece a implantar essas mudanças na sua rotina e veja como terá uma grande diminuição do consumo de água em casa.