Termografia para detecção de vazamentos – Conheça os benefícios

Muitas vezes a pior parte de um vazamento é conseguir o problema. Na maioria das vezes eles podem ser invisíveis e apenas darem as caras quando já tem um grande estrago feito. Existem várias maneiras modernas de identificar um vazamento em apartamento, casa ou edifício. Atualmente, uma das mais confiáveis e menos invasivas é a Termografia para detectar vazamentos.

A Termografia é o uso de uma imagem em infravermelho que permite que a câmera “veja” e “meça” a energia térmica emitida por um objetivo. As câmeras termográficas podem identificar problemas em lugares que não são possíveis ver a olho nu, sendo capaz de detectar vazamento de água.

A câmera infravermelha pode detectar mais do que vazamentos de água, podendo também “ver” umidade nas paredes em níveis que medidores de umidade não conseguem alcançar.

A Termografia em infravermelho é uma ferramenta de diagnóstico usada para detectar qualquer tipo de problema em uma estrutura. Não apenas vazamentos, mas também infiltrações, perda de aquecimento ou resfriamento, entupimentos em redes de esgoto, sistemas mecânicos com defeito, superaquecimento em redes elétricas e muito mais.

A principal vantagem do uso do Termografia para detectar vazamentos é que ela oferece uma visão muito ampla e profunda da residência ou estrutura sem gerar nenhum tipo de dano. Além de ser altamente eficiente na hora de diagnosticar o local e tamanho do vazamento.

Como a Termografia funciona

A ciência por trás da Termografia infravermelha é bem básica: Moléculas vibram e geram carga eletromagnética. Em temperaturas mais altas, moléculas vibra mais e emitem ainda mais energia. Esta energia, chamada de radiação infravermelha, não é visível ao olho humano, mas pode ser detectado com o uso de equipamentos específicos.

Na câmera, as diferenças de temperatura sem mostradas em cores diferentes. Ao analisar a distribuição de cor nas imagens térmicas, é possível localizar as áreas que estão com quentes ou frias demais, o que pode indicar infiltração de água.

Usando a Termografia para detectar vazamentos de água

Agora que entendemos como esta tecnologia funciona, é possível entender como ela pode ser usada para identificar vazamentos dentro de um prédio ou residência. Este é um dos serviços que a Geofotec oferece para nossos clientes.

Usando termovisores, as câmeras necessárias para enxergar a radiação infravermelha, é feito uma varredura em todo o ambiente, tentando procurar por discrepâncias na temperatura geral do local.

Por exemplo: Se uma parede está em temperatura ambiente, mantendo-se em por volta dos 23-25 graus centigrados, porém, uma área específica apresenta uma temperatura menor, é possível que o vazamento esteja naquele ponto.

Isso acontece porque a água acaba esfriando a parede e se tem água sendo jogada na parede, então há um vazamento naquele ponto.

A partir deste momento, é possível focar a busca pelo vazamento exato, evitando uma busca demorada ou quebrar pontos de forma descansaria.

Termografia para detectar vazamento de ar

A Termografia também é uma ferramenta poderosa na hora de detectar vazamento de ar. Este é um problema difícil de ser detectado, mas que pode fazer muita diferença em áreas que precisam de um bom isolamento térmico. Seja por eficiência ou até mesmo por questões de desperdício.

Através da câmera com visor infravermelho, é possível analisar também escapes de ar condicionado pela parede ou áreas em que o isolamento está deficiente. Isso gera uma grande economia no futuro para os usuários.

As principais vantagens do uso da Termografia para detectar vazamento

A Termografia é uma tecnologia confiável e o melhor de tudo, não causa nenhum transtorno para os trabalhadores ou residentes da área onde está sendo feito a pesquisa. É possível realizar a busca por vazamentos sem a necessidade de parar a rotina normal do local.

Outra grande vantagem está no fato de que não é necessário quebrar nada, o que acaba economizando bastante no final das contas.

Além de encontrar vazamentos de água e de ar, a Termografia é uma ferramenta poderosa para encontrar vários problemas em uma construção. Sendo assim uma excelente forma de diagnóstico, podendo encontrar problemas antes que eles piorem de vez, facilitando uma possível manutenção.

Os Termovisores também são capazes de identificar:

  • Umidade causada por problemas no isolamento ou falhas na construção
  • Perda de calor por janelas ou portas danificadas que permitem a entrada de ar e água na estrutura
  • Pontes térmicas no encontro de duas estruturas
  • Problemas com a vedação
  • Isolamentos mal instalados ou a falta de isolamentos
  • Detecção de mofo interno nas superfícies

Se você está com problemas de vazamentos e precisa de uma solução rápida e eficiente, conte com a Geofotec! Temos profissionais treinados para oferecer as melhores soluções em vazamentos e qualquer outro tipo de problema no seu encanamento.

O serviço de caça vazamento existe a mais de duas décadas e é conhecida em toda a região da Grande São Paulo. Não passe raiva, conte com a Geofotec Caça Vazamento para resolver qualquer problema!