Vazamento em piscina de alvenaria – Como descobrir e consertar

As piscinas de alvenaria perdem água diariamente. Sua exposição ao sol forte faz com que a água evapore e que o nível da piscina caia cada vez mais. Porém, essa evaporação não é tão rápida quanto parece em muitas casas. Ela leva dias para acontecer. Para ter uma ideia, a piscina deve perder naturalmente cerca de meio milímetro de água por dia. Quando o nível está baixando mais rápido do que isso, é um forte indício de que ela está com vazamento.

E se você suspeita que sua piscina de alvenaria está com vazamento, é bom fazer os testes logo. A água pode infiltrar no solo e comprometer a estrutura da piscina. Quando elas estão próximas de casas, os riscos podem ser ainda maiores expondo a todos que frequentam a casa a uma estrutura que pode estar se corrompendo graças à infiltração. Sem contar a grande economia de água que é feita quando consertamos vazamentos.

Detectar vazamento na piscina

vazamento da piscina pode ocorrer em diferentes partes. Ele pode surgir por problemas da impermeabilização, uso de materiais de baixa qualidade na instalação e, até mesmo, por falhas técnicas na bomba e nos equipamentos. Siga este passo a passo para descobrir onde está o vazamento da sua piscina:

  1. A maneira mais simples de verificar se a sua piscina de alvenaria está realmente com vazamento é colocando um fita adesiva no nível da água. Espere 24h para verificar o nível novamente. Se estiver abaixo da marca colada no dia anterior, é bem provável que a piscina está realmente com vazamento. Lembre-se que ela não pode perder mais do que meio milímetro de água por dia.
  2. Verifique o funcionamento dos equipamentos da piscina analisando o local da bomba. Procure indícios de vazamentos e confira a umidade do local. Uma dica importante é verificar se o solo ao redor do equipamento costuma ficar úmido. Se sim, é bem provável que o vazamento está acontecendo nos equipamentos da piscina de alvenaria.
  3. Outra maneira de identificar se o vazamento está acontecendo na bomba é analisar o vazamento durante o funcionamento. Se tiver bolhas de ar na água que retorna da bomba, o vazamento está acontecendo pelo sistema de filtração.
  4. Se o problema não estiver no equipamento, encha a piscina até o máximo e verifique a altura que a água desce. Se ela parar de baixar em determinado nível, é sinal de que o vazamento está acontecendo nas paredes da piscina naquela altura. Se não parar, o vazamento pode acontecer pelo piso.
  5. Em piscinas de alvenaria que possuem sistemas de iluminação, os bocais são portas de saída para a água. Se o nível da água descer até a altura da iluminação, as chances de que os vazamentos estão acontecendo através dela são altas.
  6. Para ter certeza do local do vazamento, use o reagente de indicador de PH. Jogue um pouco do líquido próximo dos locais que acredita acontecer o vazamento. Se seu palpite estiver certo, você verá o líquido colorido sendo sugado pelas paredes.

Caso você acredite que sua piscina de alvenaria está perdendo muito mais água do que o normal, mas não consegue encontrar focos de vazamento com as dicas que ensinamos acima, a melhor coisa a fazer é buscar um profissional especializado para evitar que sua piscina sofra com danos estruturais causados por vazamentos constantes que não foram identificados.

Como proceder se encontrar vazamentos

Se for detectado o vazamento em sua piscina de alvenaria, a principal atitude que você deve tomar é chamar um profissional especializado para te auxiliar no reparo e manutenção. Ele escolherá a melhor técnica e alternativa para seu problema. Cada piscina tem suas particularidades e precisa de cuidados especiais.

Após o reparo, é ideal que faça a manutenção correta da piscina de alvenaria para evitar que ela sofra com vazamentos novamente. Limpar rotineiramente, usar os produtos adequados e evitar que o nível da água baixe para não ressecar as paredes são alguns cuidados básicos para evitar novos vazamentos nas piscinas de alvenaria. Em caso de duvida chame a Geofotec Caça Vazamento para detectar o vazamento na piscina.