Como as empresas podem economizar água

A economia de água nas pequenas, médias e grandes empresas é essencial para diminuir os gastos e aumentar os cuidados com o meio ambiente. Empresas que tratam bem a água e cuidam do local onde estão, costumam ser bem vistas e ainda economizam na conta no fim do mês. Por isto, separamos algumas dicas de como as empresas podem economizar água.

Ao contrário do que muitos empreendedores e donos de negócio acreditam, economizar água não cria transtornos e problemas com os funcionários ou grandes investimentos financeiros. Algumas medidas realmente precisam de um pouco de dinheiro para ter melhor solução do problema, outras são apenas educacionais e podem ser feitas com pequenas mudanças nos hábitos da empresa e funcionários.

Se você ainda não está convencido que deve adotar métodos para economizar água, pense bem nisso:

Com as multas para quem aumentar o consumo de água em São Paulo no ano de 2015, adotar essas medidas na sua empresa pode ser uma grande alternativa de economia, já que a multa será de 40% ou 100% em cima do valor da conta!

Então, preste atenção nessas dicas:

  • Troca de torneiras e privadas – Algumas empresas estão instaladas em prédios antigos e nunca passaram por uma grande reforma. Por isso, elas contam com equipamentos antigos e que desperdiçam muita água. Colocar vasos com descarga acoplada, torneiras que fecham sozinhas ou trabalham com pressão fazem uma economia de água bem grande no fim do mês.
  • Busca de vazamentos – Outro problema que assombra as contas de água e estrutura de empresas é o vazamento. Fazer uma busca por vazamentos como inspeção de rotina ajuda a evitar problemas estruturais que podem colocar em risco a vida de seus funcionários e ainda ajuda a diminuir a conta de água.
  • Reutilização da água – Litros e mais litros de água que poderiam ser reutilizadas vão para os ralos diariamente. Passe a utilizar a água de sua empresa para outras coisas. A água que pinga do ar-condicionado, por exemplo, pode ser enviada para os mictórios. A reutilização é excelente amiga de empresas que desejam economizar água.
  • Conscientização dos funcionários – Uma campanha de conscientização para funcionários pode parecer besteira para alguns empresários, mas elas realmente trazem resultados. Mostrar alternativas e ideias para economizar água no dia a dia de trabalho pode mudar todo o comportamento e cultura de seus funcionários em relação à água.
  • Utilizar água da chuva – A água da chuva é um recurso que desperdiçamos sempre. Toda aquela água que poderia ser usada para diversas funções é deixada de lado, correndo livremente pelas redes pluviais da cidade. Elas podem ser utilizadas para regar plantas, limpeza de pátio e até mesmo alimentação das privadas. Assim, você usa água sem prejudicar o meio ambiente.
  • Lave veículos a seco – A limpeza de veículos é uma tarefa que gasta uma quantidade enorme de água em diversas empresas pelo Brasil. É preciso estar sempre bem apresentável e o carro faz parte disto, mas existem muitas alternativas de lavagem a seco que não necessitam de água. Adotar essas técnicas pode ser uma grande revolução na sua economia de água.
  • Substitua a mangueira – A mangueira usada para diversas tarefas desperdiça muita água. Quem busca como as empresas podem economizar água deve deixar a mangueira de lado e adotar os baldes, regadores e outras ferramentas que jogam pouca quantidade de água fora.
  • Deixar a grama crescer – Empresas que têm jardins podem deixar a grama um pouco mais alta durante o verão. Elas são ótimas para reter a umidade do solo e ajudam muito na economia de água.
  • Piscinas cobertas – Os hotéis, colônias e outros empreendimentos que contam com piscina podem criar coberturas para elas. As piscinas abertas podem evaporar até quatro mil litros de água em um mês, o que faz uma diferença muito grande para a conta.