Detecção de vazamentos com Geofone – Entenda aqui

Antigamente, o processo de caça vazamento era árduo e causava muitos problemas para os moradores de uma residência. Isso acontecia porque antes era necessário sair quebrando paredes e o chão até encontrar o vazamento. Felizmente, com o advento do Geofone, as coisas melhoraram bastante.

Apesar do Geofone ser um produto comercial e que dificilmente alguém tem em caso para uso doméstico. Porém, contratar a Geofotec Caça Vazamento e as suas soluções de caça vazamento com Geofone acabam saindo muito mais barato do que sair quebrando tudo para encontrar o bendito vazamento.

O Geofone funciona de forma simples, permitindo que o operário “escute” o vazamento e possa identificar o local exato do problema.

Como funciona o Geofone

Existem atualmente dois tipos de Geofone encontrados no mercado. O modelo mecânico e o modelo digital.

O modelo mecânico é mais “rústico”, porém ainda assim eficiente. Ele se assemelha bastante com um estetoscópio. A vibração do solo, natural ou não, chega até o operador através da mecânica acústica. Ou seja, o operador escuta um áudio cru. Este áudio é relativamente difícil de ser interpretado, exigindo mais treinamento e percepção, além de possuir um alcance de profundidade menor.

Já o Geofone eletrônico, amplamente encontrado no mercado e principal produto usado pela Geofotec. Ao contrário do modelo mecânico, ele recebe as vibrações do solo, as interpreta e cria um sinal eletrônico para o operador.

Garantindo assim um som mais nítido

Com o Geofone eletrônico é muito mais fácil e rápido encontrar o local do vazamento. Tanto em áreas interna como externas. Além de que é possível encontrar vazamentos em distâncias mais profundas, com cerca de 1 metro e meio.

É preciso levar em consideração alguns fatores em relação a caça de vazamentos com o Geofone. Atualmente ele é método mais eficiente, porém, é preciso considerar que vazamentos nunca são constantes. A profundidade, tamanho da fissura e outros fatores podem dificultar na hora de achar o problema.

Casas com piso sobre piso também dificultando bastante na caça ao vazamento, já que o espaço entre os pisos cria um isolamento acústico que atrapalha a propagação do som.

Mas ainda assim, o Geofone ainda se mostra eficiente nestas condições. Apenas dá um pouco mais de trabalho.

A capacidade do Geofone é tanta que ele é capaz de “caçar vazamentos mais finos”. Como por exemplo o vazamento em tubulações de gás e de ar comprido, mesmo em fios de cobre. O aparelho também é um grande aliado na hora de procurar vazamentos em piscinas.

Como o Geofone é usado na localização de vazamentos

Agora que entendemos o que é o aparelho, é possível explicar como o Geofone é utilizado já em campo.

Como utilizar o Geofone

O Geofone consiste em um sensor, preso em um fio, ligado a um aparelho (manômetro). O aparelho possui entrada para fones de ouvido. É através do fone que o operador receberá o áudio do terreno para determinar o ponto de vazamento.

Tentando acompanhar a tubulação, o operador vai colocando o sensor no chão tentando ouvir se há um aumento na vibração do solo, quanto maior a vibração, mais perto do vazamento está o sensor.

Usando o Geofone em lugar com areia, grama e terra

Terrenos “moles” e porosos dificultam o uso do sensor comum. Para isso existe a haste que amplia a vibração. A haste é melhor utilizada quanto mais perto da tubulação. Um pulo do gato para os operários é que ao colocar uma chapa de ferro ou cerâmica (piso) no solo antes de encostar o sensor a leitura é bem mais nítida e descomplicada.

Pressão na tubulação

O Geofone depende da vibração que o vazamento faz no solo para detectar o vazamento com pressão. Porém, nem todo vazamento tem pressão o suficiente para haver a detecção.

Nestes casos, é interessante que o operador utiliza ar comprimido para dar pressão no cano e aumentar a vazão na fissura, facilitando a leitura da vibração no solo.

O Geofone consegue captar vazamento de esgoto?

Diferente da tubulação de água, a tubulação de esgoto não possui nenhum tipo de pressão. Portanto, naturalmente não é possível usar nenhum Geofone para captar este tipo de vazamento.

Mas existem diversas metodologias para conseguir aumentar a pressão dentro da tubulação. O próprio ar comprimido é uma excelente maneira de aumentar a pressão e vazão do esgoto em um local isolado do encanamento. Operadores experiências e empresas de detecção muitas vezes oferecem este tipo de serviço.

A Geofotec apresenta as melhores soluções para a detecção de vazamentos sem a necessidade de quebrar paredes ou o chão. Nossos profissionais são altamente treinados e estão prontos para garantir uma leitura rápida e certeira do local do vazamento, garantindo muito menos dor de cabeça.

Entre em contato com a Geofotec e conheça nossos serviços e condições. Tenha a certeza de que aqui você encontra tudo o que precisa para acabar com vazamentos!