Vazamento de água no andar de cima gera conflito entre vizinhos

Vazamentos de água são sempre um problema, mas o pior de tudo é quando envolve a vizinhança, como aconteceu nesse caso que vamos relatar. O ocorrido foi no bairro Jabaquara, onde um vazamento de água no andar de cima gerou conflito entre os moradores.

Infiltração no teto do banheiro

Primeiro, vamos entender a situação. Carlos, morador que reclamou do problema, reside no 2º andar, enquanto o vizinho no imóvel de quem se encontra o vazamento de água mora logo acima no 3º andar.

De acordo com Carlos, o banheiro em sua residência está com infiltração no teto e, recentemente, começou a pingar água, sendo o problema decorrente do uso de uma banheira no andar de cima.

Já falei com os vizinhos e nada

Carlos relatou que procurou os vizinhos do 3º andar e alertou sobre a questão para que alguma providência pudesse ser tomada. Até mesmo o dono do imóvel foi procurado e também a imobiliária, porém, o vazamento de água continuou sem ser solucionado.

“Nunca nem vi”

O síndico do prédio foi acionado e falou com os moradores do 3º andar, que, por sua vez, disseram não estar cientes do problema e que nunca nem tinham visto o vizinho. Uma história muito mal contada, por sinal.

Na verdade, o que aconteceu é que os vizinhos do andar de cima haviam se mudado para o apartamento há menos de 1 mês e não estavam cientes do vazamento de água.

Depois de terem conversado, os moradores entraram em consenso e a situação foi resolvida com a visita de um técnico em hidráulica, que localizou o vazamento e efetuou o reparo da tubulação. Os custos do serviço ficaram por conta da imobiliária, bem como as despesas com o teto do banheiro.

Como provar que o vazamento é no vizinho?

Nos casos em que existe essa dúvida de onde está o vazamento de água, a alternativa é utilizar a tecnologia para encontrá-lo por meio de equipamentos feitos para isso, como o geofone. A visita de um profissional experiente também conta e muito para encontrar vazamento de água oculto.

Vazamento no andar de cima: quem paga?

No ocorrido abordado neste conteúdo, todo o custeio ficou por conta da imobiliária pelo fato dos moradores serem locatários, mas nem sempre é assim que funciona. Olha só esse outro caso:

  • O apartamento de cima possui vazamento e está destruindo meu gesso. Posso cobrar do proprietário o conserto?

Aqui, antes de pensar em cobrar alguém, a primeira atitude é comunicar o vizinho do andar de cima, que pode nem estar ciente do problema. Dá só uma olhada no vídeo abaixo e entenda como funciona:

https://youtu.be/zME3-nSWz2s

Se o morador do andar de cima, onde há o vazamento de água no apartamento, for dono do imóvel, aí sim ele é quem paga todo o custeio com o reparo.

Pense na vistoria de entrega do apartamento

É importante lembrar que, em se tratando de um apê alugado, há a vistoria assim que o inquilino decide se mudar. Não se esqueça disso quando tiver que lidar com problemas relacionados a danos na estrutura do imóvel, tais quais vazamentos de água, infiltração, e suas consequências.

Antes de consertar o teto do banheiro, por exemplo, a recomendação é esperar o vizinho do andar superior sanar a situação e, depois disso, aí sim consertar o teto do seu apartamento.