Sinais de infiltração? Saiba o que fazer

Você sabia que a infiltração pode trazer muito mais problemas do que simples manchas na parede? Aquela mancha, normalmente, é apenas sintoma de uma doença muito maior no imóvel. O mofo e o comprometimento da estrutura, por exemplo, são alguns dos problemas que podem comprometer a parede da casa e tem a infiltração como sinal.

Para que isso não aconteça, muitas medidas são tomadas durante a construção da casa. A impermeabilização é uma das partes mais importantes de qualquer imóvel, apesar de ser parte invisível. Mas, esse problema pode surgir com a casa pronta e, nesses casos, existem algumas medidas que vão te ajudar.

Onde está a infiltração?
O primeiro passo é identificar a origem da infiltração para que seja possível corrigir o problema. Acabar com o bolor da parede, por exemplo, pode ser tarefa fácil, mas não ajudará a eliminar a infiltração. Será apenas maquiagem para uma casa que está com sua estrutura sendo comprometida. É necessário ir à origem do distúrbio.

Uma das melhores formas de identificar as origens de infiltração atualmente á através dos sensores de termovisão. Com eles, é possível analisar toda a temperatura da sua casa identificando os pontos de calor e de frio. Isso permite encontrar vazamentos térmicos e pontos de infiltração em toda a estrutura do imóvel.

Acabar com a infiltração
Existem muitas partes da casa por onde pode acontecer a infiltração. Cada uma delas tem uma atitude diferente. Veja como proceder em cada situação:

As paredes externas são muito expostas à chuva e a água pode escorrer pelo rodapé. Para evitar isso, faça com que a descida da calha fique longe das paredes.

As calhas acumulam muita água nos telhados e paredes, principalmente quando falta manutenção. Muitas vezes, a melhor opção é não usar a calha. Mas se ela for a única opção, faça manutenção e reparo rotineiramente.
As telhas também são responsáveis por muitas infiltrações. Fazer manutenção dos telhados e trocar as telhas quebradas pode resolver o problema com infiltração no teto.

As paredes e portas também sofrem com infiltração. O ideal é selar bem as divisas para que a água não entre pelas beiradas.
A infiltração também pode ser originada de canos quebrados. O serviço de caça vazamento é uma das melhores alternativas para encontrar a origem da infiltração e realizar os reparos sem grandes transtornos nesses casos.

Em alguns casos, o revestimento não teve impermeabilização antes da aplicação. Quando este for o problema, a melhor alternativa é remover o azulejo e impermeabilizar toda a parede antes de aplicar novamente.

Além de todas essas dicas, existem no mercado centenas de impermeabilizantes para as diferentes necessidades. Rodapé, azulejo, telhado etc. Cada um poderá te ajudar com um tipo diferente de infiltração.

E caso essas atitudes alinhada ao uso dos produtos corretos não funcione, a melhor alternativa é buscar uma empresa do setor para ajudar a encontrar a infiltração e nos reparos ideias para solucionar o problema.