Como utilizar a água da chuva

Você já pensou sobre como utilizar a água da chuva? Com a crescente falta de água em alguns reservatórios brasileiros e também o aumento da consciência de que devemos viver de forma mais sustentável esse assunto vem se tornando bastante popular. Qual a maneira mais eficaz de aproveitar essa água que cai dos céus sem cobrar preço algum? Ela serve para qualquer coisa? Para tirar essas e outras dúvidas, reunimos informações importantes para você.

Na hora de utilizar a água da chuva lembre-se de que há várias maneiras de recolhê-la. A mais simples dela é deixar um ou vários baldes em um local plano durante a chuva. Depois, basta pegar a água armazenada e usar. Importante: use já no dia seguinte para não esquecer a água armazenada e correr o risco de transformá-la em um ninho de mosquitos da dengue, que causam a doença de mesmo nome.

Sistemas para utilizar a água da chuva

Quem quiser fazer algo mais elaborado e definitivo pode investir em cisternas. É aconselhado fazer uma a instalação de um conjunto de calhas junto ao telhado para direcionar a água que cai para a cisterna, onde ela ficará armazenada. Você também pode instalar um tipo de filtro na cisterna para retirada de impurezas, como folhas, pedras e outros detritos. Para tornar o sistema ainda mais definitivo e seguro, há a possibilidade da instalação de uma bomba que poderá levar o líquido para uma caixa d´água separada da tradicional. De lá você pode instalar um segundo encanamento que levará essa água para determinados lugares da casa.

É preciso não misturar as águas. A água da chuva é formada por gotículas de água das nuvens que se precipitam sobre a superfície da Terra. Ela deveria ser pura, sem gosto, sem cheiro e sem cor. Mas não é bem assim. Quando essas gotículas se formam elas acabam absorvendo tudo o que está na atmosfera ao seu redor. Ela é feita de água, mas também de partículas sólidas e gases em suspensão. Por isso, dependendo o lugar, a chuva pode ter, digamos, ingredientes diferentes. No campo, por exemplo, a chuva geralmente é rica em cálcio e potássio vindos do solo. Já no litoral ela devolve ao solo o sódio que evapora com o sal da água do mar. Em grandes cidades elas possuem mais contaminantes que podem ser perigosos se ingeridos.

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, a água da chuva vem acompanhada de amônia produzida nos processos de decomposição, nitrato originados da emissão dos escapamentos, sulfato lançados a partir da queima de combustíveis e hidrocarbonetos liberados pelos carros. E quando as gotinhas caem elas dão carona para grãos de poeira e fuligem. Por isso, a água da chuva não pode ser usada em qualquer lugar.

Onde usar a água da chuva

Você pode usar a água da chuva em diversas situações:

  • Lavar roupas
  • Lavagem de carros
  • Lavagem de pátios externos
  • Descargas de vasos sanitários
  • Regar jardins e hortas
  • Lavar vidros e o chão da casa

E aí, o que achou das nossas dicas? Tem mais alguma outra interessante? Então não deixe de compartilhar conosco através dos comentários abaixo.

Ah, e não se esqueça: se precisar de uma empresa para detectar vazamentos no seu imóvel, você pode contar com a gente, ok?