Sua empresa está gastando mais água do que precisaria?

Em tempos de crise econômica, todo custo que podemos economizar é de grande valia para todas as empresas. Quando estamos, também, em uma crise hídrica, isso se torna ainda mais importante. Economizar para cuidar da saúde financeira da empresa e da saúde ambiental de nosso planeta passa a ser quase que obrigatório.

Poucas pessoas sabem, mas muitos dos aumentos constantes em conta de água são motivados por vazamentos. Só para ter ideia, estima-se que 20% da água tratada em São Paulo é perdida em vazamentos da companhia de água ou nas empresas e residências.

Caso você tenha notado um aumento repentino na conta de água da sua empresa, é bem provável que tenha vazamentos em sua tubulação interna. Nesse caso, a melhor escolha é procurar focos de vazamentos na tubulação.

E mesmo que você não tenha percebido um aumento no consumo de água, mas acredita que as contas estão muito altas, pode ser sinal de um vazamento que já está acontecendo há muito tempo. Além do prejuízo financeiro e ambiental, esse vazamento pode estar trazendo danos à estrutura do prédio.

E não se engane se você acha que já teria percebido manchas na parede ou qualquer outro sinal. Muitos deles são invisíveis, acontecem dentro das paredes sem deixar sinais. Esses vazamentos são os mais graves, pois, só percebemos seus danos quando já estão em estado avançado.

A prevenção das tubulações e buscas rotineiras por vazamentos podem ajudar sua empresa de diversas maneiras, como prevenção de acidentes protegendo a estrutura, diminuindo a conta de água e cumprindo seu papel social e ambiental.

DESCONTOS PARA QUEM REDUZIR A CONTA

Em 2014, no auge da crise hídrica, a Sabesp anunciou um desconto de 30% a quem reduzisse o consumo de água de 20% de suas contas em determinadas regiões do estado de São Paulo.

Além disso, quem economizar entre 10% e 14,9% ganha um desconto de 10% e, entre 15% e 20%, um desconto de 20%. Ou seja, além de reduzir a conta de água naturalmente, sua empresa pode ganhar um desconto nas faturas por isso.

COMO ENCONTRAR VAZAMENTOS

Em empresas pequenas pode ser mais fácil encontrar vazamentos do que nas grandes empresas. Isso porque é muito mais difícil aplicar os métodos caseiros para encontrar vazamentos em grandes espaços. Nas grandes empresas, a melhor escolha está na contratação de uma empresa do setor.

Para saber se há vazamentos em pequenas empresas, você pode desligar o abastecimento de água diretamente do relógio e, em seguida, fazer os seguintes passos:

● Tenha certeza que todas as torneiras estão fechadas.
● Desligue todos os equipamentos que utilizem água.
● Coloque um copo com água em uma torneira abastecida pela rua e abra. Se ela sugar a água, é sinal que existe um vazamento.
● Faça um risco na altura da bóia da caixa d’água e verifique uma hora depois. Se estiver mais baixa, há vazamento.

Sabendo que há vazamento, o próximo passo é chamar uma empresa especializada em detecção de vazamentos para encontrar o foco exato dos vazamentos e executar os reparos necessários.